top of page

Mentoria com foco no ENCCEJA

No Brasil, mais da metade dos adultos a partir dos 25 anos não possuem ensino médio, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) 2019. Essa era a realidade da vendedora Layane Medeiros, que precisou interromper seus estudos no 1 ano do ensino médio por não conseguir conciliar estudo e trabalho. Filha de mãe solteira, natural de uma comunidade rural do interior do estado do Pará, os estudos acabaram ficando em segundo plano diante da necessidade de se sustentar e poder ajudar a família. Essa história mudou em 2015, quando, aos 26 anos, Layane descobriu o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja.


O Encceja é uma avaliação criada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que tem como objetivo avaliar o conhecimento das pessoas que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada.


Ao obter a pontuação estabelecida, o aluno recebe o certificado de conclusão no ensino fundamental ou médio, podendo continuar seus estudos, fazendo faculdade ou cursos técnicos. Dessa forma, o Encceja contribui para a diminuição do número de adultos sem ensino médio, além de ser uma porta de possibilidades para o ensino superior, e consequentemente para a melhoria de vida de muitas pessoas.


Questionada sobre a importância do exame, Layane afirmou: " foi essencial para a minha vida, depois que concluí meus estudos, fiz alguns cursos”. A moça disse ainda que a prova “é muito importante, principalmente para pessoas que como eu tiveram que parar os estudos”.

Pensando nisso, o Instituto Educacional e Sociocultural Ecovida está com o projeto de aulas remotas para pessoas que irão prestar a prova do Encceja, neste ano. Com transmissão pelo canal da instituição no youtube, as aulas são direcionadas para o nível médio e têm como objetivo ajudar pessoas carentes a obter o certificado de nível médio do Encceja.

Para participar é preciso ter 18 anos ou mais, ter se inscrito no Encceja este ano e possuir nível fundamental. Os interessados devem entrar em contato com o Instituto por meio do e-mail educacao@coletivoecovida.com ou pelos telefones 47 3240-0650 e 47 98800-6315.


Encceja 2023

Em 2023, o Encceja será aplicada no dia 27 de agosto, sendo uma parte pela manhã e outra a tarde. A avaliação é composta por quatro provas objetivas e uma redação. Para realizar o exame de nível fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data de sua realização, já para o nível médio a idade mínima é de 18 anos completos na data da avaliação. A prova também é aplicada a pessoas privadas de liberdade (PPL).

Para mais informações sobre o Encceja ou para verificar locais de prova ou ver provas anteriores acesse o site www.inep-enem.com.br/encceja/.


bottom of page