top of page

Projeto Educar: educação para todos

Sabemos que a educação é um dos pilares da construção de uma sociedade, mas ainda há muito trabalho a ser feito no Brasil para que tenhamos uma educação igualitária para todos os integrantes da sociedade.



A constituição Federal de 1988, em seu artigo 205 assegura que a educação é um direito de todos e deve ser promovida e incentivada pela sociedade. Já o artigo 206 assegura que deverá haver igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Mas na prática, será que isso acontece?


Vamos aos dados:

Para se ter uma ideia, segundo a Folha de São Paulo, hoje, apenas 1 em cada 4 alunos que sai da escola pública faz o ENEM, enquanto a taxa para alunos de escolas particulares pula para 72%. Veja mais sobre esses dados aqui.


Esse número tem crescido nos últimos anos, mostrando que a perspectiva de futuro entre os jovens da rede pública tem diminuído, ou seja, jovens moradores de regiões periféricas, onde se encontram a maior parte das escolas da rede pública não conseguem vislumbrar a possibilidade de uma carreira profissional. Isso porque a falta de acesso à educação de qualidade produz pessoas satisfeitas com desigualdade (veja que usamos a palavra satisfeita e não acomodada), gerando um grande ciclo vicioso em que não conseguem escolher entre estar em uma profissão que realmente querem ou aceitar o que é imposto por necessidade. Imagine a quantidade de profissionais capacitados ou ainda soluções para problemas de mercado, que poderiam sair desses locais se houvesse oportunidade de capacitação, e é neste ponto que entramos.


O Projeto Educar e o incentivo à educação:

O Projeto Educar acredita que todos podem sonhar e por isso foi idealizado como uma série de capacitações profissionalizantes voltadas para jovens e adultos residentes nessas regiões periféricas. “É uma construção plural” - como disse Amanda Theo, idealizadora do Projeto. É feito um levantamento em cada comunidade para identificar as necessidades e desenvolver o que eles gostariam de aprender.


Como ajudar:

Se chegou até aqui, sabemos que não está satisfeito com a desigualdade, acreditando na possibilidade de quebrar o ciclo vicioso e é aqui que nos encontramos. Hoje contamos com doações voluntárias para que o Projeto possa atingir cada vez mais jovens e adultos, ajudando-os a escolher o seu futuro e carreira. Clique aqui e venha com a gente ajudar a formar cada vez mais profissionais capacitados.

bottom of page